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Sisema lança edital de contratação temporária para 44 vagas de gestores e analistas ambientais

Está aberta a inscrição do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de 44 gestores e analistas ambientais. Os cargos são para trabalho na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), órgãos que compõem o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). O edital Semad/Feam/IEF/Igam nº 01/2022 foi divulgado nesta segunda-feira (25/04), e os interessados podem fazer as inscrições até às 17h do dia 6 de maio, por ficha padrão disponível no site da Semad. Para a seleção dos candidatos, serão feitas três etapas: candidatura e habilitação; análise de currículo e títulos; e entrevista. Por se tratar de uma contratação temporária, o prazo de validade do processo será de até um ano, a contar a partir da divulgação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período. São ao todo 44 vagas, sendo 14 correspondentes à carreira de gestor ambiental e 30 vagas correspondentes à carreira de analista ambiental. Para ambos os cargos é necessário curso superior completo. A carga horária é de 40 horas semanais e os salários são de R$2.983,31 mais gratificação de R$ 1.433,82, além de acréscimo de ajuda de custo no valor de R$ 132,54 por dia efetivamente trabalhado. RESULTADO A publicação, após recursos, do resultado das entrevistas e convocação para entrega de documentos dos candidatos aprovados está prevista para o dia 21 de junho. O início da vigência do contrato é de 1º de julho. As contratações são fundamentadas no artigo 37, da Constituição da República, baseada na lei nº 23.750/2020, no Decreto nº 48.097/2020, na celebração do Acordo Judicial para reparação integral relativa ao rompimento das barragens B-I, B-IV e B-IVA / Córrego do Feijão- Processo de Mediação SEI nº 0122201-59.2020.8.13.0000 TJMG / CE-JUSC celebrado no dia 04/02/2021 e na Lei nº 23.830, de 28 de julho de 2021, na autorização concedida pelo Comitê de Orçamento e Finanças - COFIN - através do Ofício Cofin nº 0498/2021. Clique aqui para saber mais    Fonte: http://feam.br/banco-de-noticias/2221-sisema-lanca-edital-de-contratacao-temporaria-para-44-vagas-de-gestores-e-analistas-ambientais

Estado nomeia nova secretária de Meio Ambiente e Políticas Indígenas

Lilian Camargo Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quarta-feira, 20, a nomeação da nova secretária de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), Paola Fernandes Daniel. A gestora foi apresentada aos servidores da pasta pelo secretário da Casa Civil, Jonathan Donadoni. Paola Fernandes Daniel é a nova secretária de Estado de Meio Ambiente. Foto: Odair Leal/Secom   Advogada, natural do Rio Grande do Sul, Paola Daniel reside no Acre há mais de 7 anos. Neste período, já teve vasta experiência como gestora pública, ocupando cargos de chefia na Secretaria de Estado de Habitação (Sehab), na Secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco e na Fundação de Tecnologia do Acre. O convite para assumir a pasta partiu do governador Gladson Cameli, que solicitou responsabilidade e se colocou à disposição para ajudar no que for necessário. “Agradeço a oportunidade que me foi dada. Trato isso como um desafio, mas já recebi incentivo do governador e pretendo, primeiramente, fazer um reconhecimento da casa, tomar pé de toda situação e em seguida fazer a secretaria girar em torno de suas competências e incentivar a política ambiental e indígena”, destacou a nova secretária de Meio Ambiente, Paola Daniel. Paola Daniel relatou o que pretende fazer durante a sua gestão. Foto: Odair Leal/Secom            Fonte: https://agencia.ac.gov.br/estado-nomeia-nova-secretaria-de-meio-ambiente-e-politicas-indigenas/

Governo do Estado leva Ambiente Jovem à comunidades beneficiadas pelo Cidade Integrada

  Jacarezinho e Muzema recebem o maior programa de Educação Ambiental do País  O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, inaugurou, na última semana, dezenas de núcleos do Ambiente Jovem, maior programa de Educação Ambiental do País. Dentre as salas de aulas abertas, estão as unidades da Muzema e do Jacarezinho, bairros beneficiados pelo programa Cidade Integrada.  O programa Cidade Integrada é um projeto de retomada de território que leva serviços do Governo para o desenvolvimento das duas comunidades abrangidas, além de promover qualidade de vida e garantir segurança ambiental. A medida teve início no primeiro ano de 2022 e já no primeiro mês, registrou números positivos como a queda de 31,1% nos roubos de rua nos bairros do entorno do Jacarezinho.  Já o Ambiente Jovem, é uma iniciativa voltada para jovens de 16 a 24 anos que tem como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades. Ao todo, serão 120 núcleos em áreas de vulnerabilidade social em todo o território fluminense. Além da capacitação em diversos temas pertinentes, os participantes recebem uma bolsa mensal de 200 reais vinculada ao mínimo de 75% de presença nas atividades.  Após passarem pelo processo de capacitação sobre sustentabilidade e cidadania, os participantes estarão aptos a exercitarem e multiplicarem esse conhecimento e vão construir um plano de sustentabilidade para suas comunidades. As atividades práticas propostas pelas oficinas de Arte-Educação vão servir como base para executar esse plano com o apoio do educador ambiental.  "A combinação destes dois programas é algo que só trará vantagens para o estado do Rio de Janeiro. Com o Cidade Integrada e o Ambiente Jovem, valorizamos nossa população, nossos jovens, nosso território e o meio ambiente nele presente", afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito.   Fonte: http://www.rj.gov.br/secretaria/NoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=21277&pl=governo-do-estado-leva-ambiente-jovem-%C3%A0-comunidades-beneficiadas-pelo-cidade-integrada

IMA alerta sobre riscos nas praias e fozes dos rios nos períodos de chuva

  É recomendado evitar banhos de mar por no mínimo 48 horas após as chuvas Mariana Catanduba Com a chegada do período chuvoso, os cuidados com o mar e a balneabilidade devem ser redobrados. Aqui no Estado, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), disponibiliza semanalmente um relatório para que a população tenha acesso as informações sobre as condições de banho nas praias. Banhistas devem ficar alertas para os banhos de mar em períodos chuvosos. Foto: Ascom IMA   A principal recomendação é evitar os banhos de mar por ao menos 48 horas depois das chuvas, mas existem pontos críticos que devem ser evitados durante todo o ano independente das condições do tempo. Entre eles estão: a Foz do Rio Niquim na Barra de são Miguel, Riacho de Águas Férreas em Cruz das Almas e o Rio Persinunga em Maragogi. Segundo Ricardo César, coordenador do Gerenciamento Costeiro do IMA, nas estações de outono e inverno, em que ocorrem chuvas mais frequentes, é necessário evitar fozes de rios e as praias. Pois esses ambientes recebem águas que passaram por locais sem estrutura de saneamento. “Nas praias, através das águas que passam por galerias pluviais e calçadas, temos uma grande quantidade de microrganismos patogênicos que transmitem doenças, como também produtos químicos que podem causar reações alérgicas à população”, explica o coordenador.  Vale destacar que o IMA atualiza semanalmente o relatório de balneabilidade das praias de Alagoas e essas informações ficam disponíveis no site: http://www.ima.al.gov.br.  Ainda, a população também pode visualizar os trechos próprios e impróprios para banho através do aplicativo Nossa Praia, disponível gratuitamente para IOS e Android: https://bit.ly/APPnossapraia.    Fonte: http://www.ima.al.gov.br/ima-alerta-sobre-riscos-nas-praias-e-fozes-dos-rios-nos-periodos-de-chuva/

Diversidade no trabalho com povos indígenas de Rondônia é destacada pela Sedam

jaqueline ascom Coordenadoria de Povos Indígenas atua na discussão das políticas públicas para população indígena e implementação da educação ambiental nas aldeias   Na busca da efetivação de direitos, o Governo de Rondônia tem destacado as questões relacionadas ao apoio aos povos indígenas, através da Coordenação dos Povos Indígenas (Copin), que faz parte da estrutura da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Atualmente, a Coordenadoria de Povos indígenas da Sedam, trabalha em parceria com a Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) na implementação de um projeto piloto para levar a educação ambiental nas terras indígenas por meio de ações estratégicas pautadas nas necessidades da região, bem como incluindo a participação coletiva dos indígenas, incentivando o cuidado e preservação das florestas, fauna e flora. A Sedam também vem auxiliando por meio da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (PNGATI), desenvolvendo ações que reduzam os efeitos das mudanças climáticas, e estabelecendo diálogos para intensificar o apoio à substituição de atividades produtivas não sustentáveis em terras indígenas por ações sustentáveis e potencialidades produtivas dessas comunidades. De acordo com a coordenadora da Copin, Valdenilda Massaka Karitiana, “precisamos fortalecer a importância dos indígenas para a sociedade, através de ações governamentais e trabalhos realizados pela secretaria ambiental”, comentou. Ainda, segundo a coordenadora, uma das propostas de ação da Coordenadoria de Povos Indígenas é promover a divulgação da cultura e empreendedorismo, apoiando a produção e a comercialização do artesanato produzido por indígenas, sobretudo a importância das florestas na manutenção da vida, para que eles valorizem a preservação, garantindo  também a qualidade de vida para esta e as futuras gerações. Além dos projetos em andamento, novas idéias serão adotadas para desenvolver as ações e projetos com foco em reciclagem de resíduos sólidos; sistema agroflorestal; extrativismo; recuperação de áreas degradadas e nascentes entre outras pautas que geram renda, saúde e bem-estar para as comunidades indígenas. “Ao longo das atividades para 2022, iremos pautar o trabalho da coordenadoria por meio do diálogo e na efetivação das políticas públicas. Estreitar o diálogo com os outros órgãos do Governo e manter a política de aproximação com os povos indígenas. ” complementou a coordenadora. Fonte Texto: Jaqueline Damaceno Fotos: Miro Costa Secom – Governo de Rondônia   Fonte: http://www.sedam.ro.gov.br/diversidade-no-trabalho-com-povos-indigenas-de-rondonia-e-destacada-pela-sedam/

Prazo de inscrição para editais de bioeconomia 'Inova Sociobiodiversidade' encerra nessa quinta-feira, 21

  As inscrições de propostas nos editais de bioeconomia, da iniciativa “Inova Sociobiodiversidade” devem ser realizadas até a próxima quinta-feira (21). Esses editais tem como um de seus objetivos fomentar o empreendedorismo e a inovação na cadeia da sociobioeconomia paraense, ajudando a manter a floresta em pé. Um resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a The Nature Conservancy Brasil (TNC), que contribui com a transição para uma economia de baixo carbono no Pará, dentro do projeto do governo estadual “Preparando um Território Sustentável Carbono Neutro”. Podem se inscrever nos editais organizações de comunidades tradicionais, povos indígenas e quilombolas interessadas em oferecer atividades de capacitação que visam motivar negócios sustentáveis relacionados às cadeias de valor da sociobiodiversidade. Os editais foram separados por público para promover envolvimento e participação de organizações desses coletivos. A elaboração dos editais contou também com o apoio de representantes de cada um dos públicos. "Existe um forte compromisso do Estado em promover o desenvolvimento socioeconômico e sustentável dos povos indígenas, quilombolas e comunidades locais aliado ao equilíbrio climático”, detalha Camille Bemerguy, diretora de Bioeconomia da Semas. Para inscrever uma organização o representante deve seguir o modelo de proposta do edital que lhe interessa e enviar por e-mail. A expectativa é que o resultado das propostas vencedoras seja divulgado em 6 de maio desse ano e as atividades iniciarão entre o mês do resultado e fevereiro de 2023. Cada projeto deve ofertar capacitação para, no mínimo, 120 pessoas. Confira os modelos de proposta e endereços de e-mail nos editais: Edital Inova Sociobiodiversidade para Comunidades tradicionais Edital Inova Sociobiodiversidade para Povos Indígenas Edital Inova Sociobiodiversidade para Quilombolas Investimento: Nos três editais foram distribuídos R$ 950 mil, sendo R$ 350 mil para o edital voltado a povos indígenas, R$ 300 mil para quilombolas e R$ 300 mil para comunidades bioextrativistas que vivem em território coletivo. Esses recursos contam com o apoio da The Nature Conservancy Brasil, que irá auxiliar o processo seletivo.   “Nosso objetivo, nessa parceria, é motivar novos negócios nas comunidades indígenas e tradicionais que queiram incorporar novas tecnologias sociais que aprimorem os produtos e serviços da sociobiodiversidade, capazes de gerar impactos sociais, econômicos e ambientais positivos e transformadores”, destaca a  a gerente adjunta da Estratégia de Povos Indígena e Comunidades Tradicionais da TNC, Juliana Simões. Por Aline Saavedra (SEMAS)   Fonte: https://www.agenciapara.com.br/noticia/36386

Sema apresenta resultados do diagnóstico da gestão de resíduos nos órgãos do GDF

As respostas indicam a necessidade de aprimoramento na separação dos resíduos. Setenta e um dos 100 integrantes, responderam o levantamento A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) apresentou os resultados de pesquisa realizada entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, sobre a situação atual da gestão de resíduos em cada uma das instituições que compõem o GDF, no âmbito do Programa da Coleta Seletiva Solidária. O encontro virtual contou com a participação de 79 servidores, de 45 instituições.   Os objetivos da pesquisa eram mapear as comissões de Coleta Seletiva Solidária existentes; verificar o grau de implantação da Coleta Seletiva Solidária nas unidades sede das instituições que compõem o GDF e, estimar o volume de resíduos recicláveis gerados por eles.  A programação também contou com a apresentação do formulário do Relatório Semestral que cada órgão deverá preencher até julho deste ano e do modelo adotado pela Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) para gerir os resíduos.  De acordo com o levantamento, 71 dos 100 órgãos, enviaram respostas válidas. Destes, 43 disseram possuir Comissões de Coleta Seletiva, o que equivale a 43% do total. Vinte e oito não têm comissões e 29 não responderam. No total, os órgãos produzem 46.849 litros de resíduos por dia, o que resulta em 1,5 litro por pessoa, a cada dia. Nem todos os órgãos informaram o total de resíduos segregados em recicláveis, orgânicos e rejeitos.  Daqueles que informaram, obteve-se um total de 13.406 litros de recicláveis e 14.705 litros compostos por orgânicos e rejeitos. De acordo com a Gerente de Implementação da Política de Resíduos da SEMA, Maria Fernanda Teixeira, esses dados demonstram a necessidade de melhor separação dos resíduos, pois, em geral, o volume de orgânicos e rejeitos é bem menor que o de materiais recicláveis, que ocupam mais espaço.  Quanto ao estágio de implantação da coleta seletiva solidária, 27 órgãos responderam que já está consolidada, 23, apontaram a estratégia como parcialmente implantada, 35 estão em estágio de planejamento e 15 não possuem nenhuma iniciativa. Em 43 órgãos, as lixeiras estão identificadas quanto ao tipo de resíduo e em 28 não há este tipo de iniciativa. Quanto à capacitação, foram investigados os profissionais de limpeza e os servidores em geral. Sendo que, entre os primeiros, 42 receberam orientações específicas e, entre os segundos, 38.  Pandemia – Para o secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, o programa foi altamente impactado pela pandemia de COVID-19, por conta do teletrabalho que predominou até meados de 2021. “Mas estamos retomando com força total. Em novembro do ano passado fizemos capacitações, em parceria com a Escola de Governo e, em seguida, implementamos este diagnóstico”, completou.   As conclusões do estudo, indicam a necessidade de aumento do número de órgãos com comissões. A gerente de Implementação da Política de Resíduos da Sema, Maria Fernanda Teixeira explica que se todos os órgãos que declararam ter coleta seletiva parcialmente implantada ou em planejamento participarem efetivamente do programa, se chegará a 60% das instituições do governo com coleta seletiva implantada até o final de 2022. “Também vimos a necessidade garantir a melhoria na comunicação e na infraestrutura para a gestão dos resíduos”, afirmou.  Programa da Coleta Seletiva Solidária – Instituído no âmbito do Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Lei nº 4.792/2012, regulamentada pelo Decreto nº 38.246/2017, que estabelecem a obrigatoriedade de que os resíduos recicláveis gerados pelos órgãos e entidades da Administração Pública do Distrito Federal sejam destinados às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.    Assessoria de Comunicação Secretaria do Meio Ambiente   Fonte: https://www.sema.df.gov.br/sema-apresenta-resultados-do-diagnostico-da-gestao-de-residuos-nos-orgaos-do-gdf/

Etapa de planejamento do manejo do fogo no Jalapão é concluída com oficina na Comunidade Taboca

Naturatins, Prefeitura de Novo Acordo e Comunidade Taboca definem rota e cronograma do calendário de queima  por Cleide Veloso/Governo do Tocantins   Comunidade Taboca realiza mapeamento das demandas para manejo do fogo - Foto: APA do Jalapão/Naturatins   A ação conjunta do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Prefeitura Municipal de Novo Acordo e Comunidade Taboca marcou o encerramento da etapa de oficinas de planejamento do Manejo Integrado do Fogo (MIF) nas comunidades do Jalapão. Durante os encontros, cada comunidade resgatou seus mapas para identificar cursos d’água, casas e as áreas a serem manejadas. Com a indicação dos locais de uso do fogo nos mapas foi construído o cronograma de queima de cada comunidade, indicando o nome do responsável pelo manejo, a data prevista e o objetivo da queima. Para a supervisora da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, Rejane Nunes, o fortalecimento das relações entre a gestão da Unidade de Conservação de Uso Sustentável e as comunidades da região ocorreu com o diálogo realizado durante a oficina. A oitava e última oficina de planejamento do calendário de queima, foi realizada na Comunidade Taboca e contou com a participação da prefeita de Novo Acordo, Deusany Batista Castro, e de secretários municipais.  “O fogo é utilizado desde há muito tempo pelos comunitários como ferramenta de manejo do solo, seja para a renovação da pastagem, para o preparo da roça, para o manejo do capim dourado ou para a proteção de veredas e nascentes. Desde 2016, a APA do Jalapão vem dialogando com os comunitários, tendo o Manejo Integrado do Fogo como uma das estratégias de gestão do território”, pontua Rejane Nunes. A supervisora conta que todos os encontros tiveram início com uma reflexão sobre a necessidade do uso do fogo, bem como sobre as diferenças entre o fogo bom e os incêndios, além das consequências e impactos aos recursos naturais. Rejane destaca que as famílias da Comunidade Taboca mantêm seu modo de vida tradicional praticando o extrativismo e produção artesanal de espécies da flora nativa, que representam uma importante alternativa de venda e são considerados elementos estratégicos para o desenvolvimento sustentável. De acordo com informações da APA, nos últimos anos a Comunidade Taboca vem conquistando papel importante no cenário turístico da região, com o turismo ecológico e o turismo de base comunitária, atividades potencializadas com a inclusão da cidade de Lagoa do Tocantins. Com a nova rota, a região da Taboca e a Serra da Muriçoca ganharam a oportunidade de desenvolver os negócios ligados ao turismo, entre esses, restaurantes, produtos da biodiversidade e atrativos naturais como o Poço Encantado, o circuito do Poço Azul, o Cânion da Muriçoca, a Prainha do Rio Peixinho e trilhas. Outros temas de interesse da comunidade foram abordados durante o diálogo com a equipe da Prefeitura de Novo Acordo, como orientações da Secretaria de Saúde, Agricultura, Educação e a manutenção das estradas vicinais. Além da presença da prefeita municipal, o encontro contou com a participação de José Raimundo Lessa, secretário de Turismo e Meio Ambiente de Novo Acordo. “Na reunião com a comunidade Taboca, o município de Novo Acordo manifestou o desejo de celebrar um Termo de Cooperação Técnica com o Naturatins, o que para a região significa um ganho, em prol do seu desenvolvimento”, afirma Vanessa Braz Carneiro, gerente de Suporte e Desenvolvimento Sócio Econômico do Naturatins. Oficinas Cerca de 310 comunitários participaram das oito edições da oficina de planejamento do Manejo Integrado do Foto (MIF) realizadas na região, tendo ocorrido três encontros no Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e outros cinco na APA. A iniciativa conjunta contou com supervisores e técnicos da sede do Naturatins, bem como de brigadistas e representantes das secretarias de Meio Ambiente de Mateiros e Novo Acordo, além do apoio da Fundação Pró-Natureza (Funatura). Próxima etapa Nos próximos dias 25, 26 e 27 de abril, será iniciada a capacitação de brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) Lajeado. E nos dias 28 e 29, a capacitação acontece na APA Jalapão. A agenda de capacitações segue durante o mês de maio. Edição: Lidi Moreira/Governo do Tocantins   Naturatins e prefeitura de Novo Acordo definem calendário de queima com Comunidade Taboca - APA do Jalapão/Naturatins   Etapa de oficinas de planejamento do manejo de fogo encerra com reunião na Comunidade Taboca - APA do Jalapão/Naturatins   Cerca de 310 comunitários participaram da etapa de oficinas de planejamento do manejo no Jalapão - APA do Jalapão/Naturatins   Fonte: https://www.to.gov.br/naturatins/noticias/etapa-de-planejamento-do-manejo-do-fogo-no-jalapao-e-concluida-com-oficina-na-comunidade-taboca/5saa305xpb4a

Órgãos ambientais alinham iniciativas para o combate e prevenção aos incêndios florestais

SEMA discutiu estratégias de atuação junto ao Corpo de Bombeiros e Brasília Ambiental O secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, recebeu integrantes de órgãos que compõem o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), para alinhar as políticas públicas voltadas a diminuir o número de ocorrências e o total de área queimada no período da seca este ano. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (12/4), na sede da secretaria.     Participaram o tenente-coronel Denilson da Silva Marques, comandante do Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (GEPRAM/CBMDF), a coordenadora técnica do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), Carolina Schubart, o diretor do Departamento de Prevenção aos Incêndios Florestais do Instituto Brasília Ambiental, Pedro Cardoso e a chefe de gabinete da Sema, Aline Caldas.  Sarney Filho destacou a qualidade do trabalho realizado pelo CBMDF, lembrando que a corporação é referência nacional na prevenção e combate a incêndios florestais, chegando a ser solicitada por outros estados do Centro-oeste no período de seca. “É um dos grupamentos mais capacitados para este trabalho, em todo o Brasil”, lembrou.  De acordo com previsões do Instituto (INMET) a estação seca será menos rigorosa. Mesmo assim, as autoridades dos órgãos ambientais esperam melhorar o desempenho do poder público por meio do aprimoramento de iniciativas que vêm dando certo, como a contratação de brigadistas florestais no início da estação seca, a realização de aceiros negros e mecânicos e ainda a intensificação de campanhas de educação ambiental, que incluem ações nas Redes Sociais e palestras a estudantes e moradores da zona rural, principalmente.   “Queremos intensificar a mensagem da prevenção”, afirma o tenente-coronel Denilson Marques. Para ele, a parceria entre Sema e Brasília Ambiental tem sido fundamental para o êxito da implementação do PPCIF e o que se espera para 2022 é uma boa temporada de trabalho conjunto. “Isso ajuda muito nos resultados e a população só tem a ganhar”, completou.  Para Carolina Schubart, a previsão da contratação de 150 brigadistas florestais pelo Brasília Ambiental e o início do seu trabalho seis meses antes do período mais intenso da seca, como prevê a legislação, é fruto do trabalho da atual gestão do Governo do Distrito Federal. “É algo inédito na história do DF e junto com as outras ações de prevenção, como a abertura de aceiros que, este ano devem ter início entre o final de abril e início de maio nas Unidades de Conservação distritais, têm dado ótimos resultados”, ressaltou.    Assessoria de Comunicação Secretaria do Meio Ambiente   Fonte: https://www.sema.df.gov.br/orgaos-ambientais-alinham-iniciativas-para-o-combate-e-prevencao-aos-incendios-florestais/

Técnicos florestais da Semace participam de capacitação do Sinaflor

Ascom Semace - Texto e Foto   Nos dias 18, 19 e 20 de abril, técnicos da Diretoria Florestal da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) participam de uma capacitação para ampliar a utilização do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) do Ibama. O curso apresenta a operacionalização do sistema, desde cadastramento de empreendimentos, projetos realizados pelo usuário externo, até a gestão do sistema realizada por órgãos federais, estaduais e municipais (usuário interno). Com carga horária de 24h, voltado para a gestão florestal (autorização de uso alternativo do solo, autorização de supressão vegetal, bem como autorização para planos de manejo). A capacitação tem formato virtual, realizado através da escola virtual do Ibama e é oferecido pela Coordenação de Monitoramento do Uso da Flora (Coflo) do órgão, para servidores dos órgãos federais, estaduais e municipais, aptos a realizarem o licenciamento florestal. “O curso é uma oportunidade para melhor conhecimento do sistema, tanto para os técnicos da Diflo/Gecef, quanto aos municípios que estão aptos a exercer a gestão florestal. Enviamos convites via e-mail direcionados aos órgãos municipais que já tem acesso a esse tipo de licenciamento, para que possam se capacitar também”, disse o diretor da Diflo, Adirson Freitas. Outros estados do Nordeste também participam da capacitação. No Ceará, a Semace auxilia o credenciamento dos municípios ao sistema Sinaflor.   Ana Luzia Brito Ascom Semace   Fonte: https://www.ceara.gov.br/2022/04/18/tecnicos-florestais-da-semace-participam-de-capacitacao-do-sinaflor/

Naturatins leva serviço de emissão de licença de pesca à Lagoa da Confusão

Serviço será ofertado durante a entrega dos kits aos competidores no sábado, e, no domingo, durante o torneio  por Lidi Moreira/Governo do Tocantins Evento de pesca esportiva terá serviço de emissão de licenças de pesca - Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins   Neste final de semana, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Diretoria de Proteção e Qualidade Ambiental, leva à Lagoa da Confusão o serviço de emissão de licença de pesca durante o 1º Torneio de Pesca Esportiva do Tucunaré que será realizado na Orla da Lagoa neste domingo, 17. Para a emissão da licença é necessária a apresentação de documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e pagamento de taxa administrativa. O serviço será ofertado durante a entrega dos kits aos competidores que acontecerá no ginásio de esportes do município das 16h às 21h no sábado, 16, e no domingo, das 6h às 15h, na Orla da Lagoa.  Os técnicos do órgão também irão orientar o público sobre as portarias 53 e 54, publicadas no mês final do mês passado, que dispõem sobre as novas regras para o transporte de pescado no Tocantins: captura e/ou estocagem para consumo no local limitado a 3kg por pescador licenciado, transporte de um único exemplar de espécie nativa e tabela de limites de tamanhos mínimo e máximo por exemplar.  Sobre a licença A licença é obrigatória e tem a finalidade exclusiva de lazer ou recreação, permitindo o uso de anzol, chumbada, linha, vara ou caniço, molinete ou carretilha ou similar, iscas artificiais e naturais, e subdivide-se em duas categorias: embarcada e desembarcada. O pagamento da taxa no valor de R$ 57,69 é dispensada para pessoas com mais de 60 anos e aposentados. Pescador que exercer a pesca sem prévio cadastro, inscrição, autorização, licença, permissão ou registro do órgão competente, ou em desacordo com o obtido, estará sujeito à multa de R$ 300 a R$ 10 mil e, ainda, tem suspenso a licença pelo prazo de um ano.  Serviço O que? Emissão de licença de pesca Onde? Lagoa da Confusão Quando? 16 e 17 de abril Horários e locais: Das 16h às 21h (sábado, no ginásio de esportes) e das 6h às 15h (domingo, na Orla)   Fonte: https://www.to.gov.br/naturatins/noticias/naturatins-leva-servico-de-emissao-de-licenca-de-pesca-a-lagoa-da-confusao/6gy75u28dgyv

Superintendente da Semace esclarece dúvidas ao Sindipostos sobre nova lei que amplia prazos do licenciamento ambiental de postos de combustíveis

  O titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) Carlos Alberto Mendes foi um dos expositores num evento do Sindipostos para esclarecer dúvidas sobre a nova Lei 18.010/2022, aprovada pela Assembleia Legislativa, e que dispõe sobre a ampliação dos prazos de licença ambiental de postos de revenda de combustíveis e derivados de petróleo. O encontro ocorreu na noite dessa segunda-feira (11). A lei aumenta o prazo de readequação dos postos de combustíveis que precisam, por exemplo, modificar tanques, pisos, canaletas. Conforme Alberto, “esse momento com o sindicato foi muito oportuno para que a categoria possa compreender as mudanças, se planejar com os novos prazos, e buscar se readequar também evitando possíveis infrações e multas ambientais”, disse o gestor que atendeu convite feito pelo sindicato.   Os postos de revenda de combustíveis e derivados de petróleo cujas Licença de Instalação e Ampliação (Liam) ou Licença de Instalação e Ampliação para Readequação (Liar) expedidas a partir da Lei n.º 16.605, de 18 de julho de 2018, independente da vigência, terão os prazos dessas licenças ampliados por mais: – Três anos para os postos de combustíveis que possuam tanque ecológico; – Dois anos para os postos de combustíveis que possuam tanque de aço; – Um ano e seis meses para os postos de combustíveis que não possuam Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (Sasc) completo, independente do tipo de tanque. Os prazos previstos na lei não podem ultrapassar seis anos, devendo a ampliação ou seu reconhecimento ser precedido de inspeção da Superintendência. Ainda segundo a lei, os postos de revenda de combustíveis e derivados de petróleo ficam obrigados anualmente a realizar e apresentar o teste de estanqueidade à Semace, além de Relatório de Acompanhamento e Monitoramento Ambiental (Rama). A nova lei foi divulgada no Diário Oficial do Estado do Ceará no dia 1º de abril.   Ana Luzia Brito Ascom Semace   Fonte: https://www.semace.ce.gov.br/2022/04/12/superintendente-da-semace-esclarece-duvidas-ao-sindipostos-sobre-nova-lei-que-amplia-prazos-do-licenciamento-ambiental-de-postos-de-combustiveis/#:~:text=O%20titular%20da%20Superintend%C3%AAncia%20Estadual,de%20postos%20de%20revenda%20de

Passeios às Piscinas Naturais da Pajuçara terão que respeitar zoneamento

  Passeios às Piscinas Naturais da Pajuçara terão que respeitar zoneamento A resolução foi aprovada pelo Cepram e disciplina as áreas que podem receber embarcações com e sem motor Clarice Maia A partir de agora as pessoas que fazem passeios às piscinas naturais terão que observar o Zoneamento Ambiental do Banco Recifal da enseada da Pajuçara. A resolução aprovada pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) prevê o disciplinamento do uso das áreas, com a delimitação para os locais que podem e não podem receber diversos tipos de embarcações, com ou sem motor, além da pesca artesanal. Segundo informações do Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (Gerco/IMA) a situação carecia de uma resolução urgente. Os estudos técnicos estavam em construção considerando as demandas dos usuários, comerciantes e necessidades de proteção sobre as áreas ainda preservadas. O documento aprovado pelo Conselho define oito zonas para: fundeio misto, fundeio não motorizado, circulação, mergulho autônomo, tráfego, pesca artesanal, recreação e uso restrito. “Nos estudos observamos que têm áreas já bastante impactadas e outras que podem se transformar em locais para recomposição e refúgio da biota local, por isso foram definidas também as zonas de uso restrito onde poderão ser feitas pesquisas científicas”, comentou Ricardo César, coordenador do Gerco/IMA. Além da definição das zonas citadas, foi ressaltado no documento que é proibido: o lançamento de qualquer tipo de âncora sobre os bancos de recifes e algas; alimentar e comercializar alimentos para peixes; esclarece ainda que retirar fragmentos dos recifes são permitidos apenas para fins científicos. A resolução do Cepram foi publicada em Diário Oficial na sexta-feira (8), os próximos passos preveem reuniões de alimentos com os coletivos de usuários, como a Colônia Z1 de Pesca, que organiza a maioria doss jangadeiros que fazem os passeios turísticos na área. Eles terão que passar por atividades educativas de programas como o conduta Consciente em Ambientes Recifais. Caberá ao IMA/AL  as ações de monitoramento, fiscalização e pesquisa. A equipe do órgão poderá pedir apoio e parceria ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas (Sedetur), Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió (Sedet), Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Colônia Z1, além de instituições de ensino e pesquisa.      Fonte: http://www.ima.al.gov.br/passeios-as-piscinas-naturais-da-pajucara-terao-que-respeitar-zoneamento/

Orienta Naturatins leva atendimentos para mais próximo do produtor

Evento encerrado neste sábado, 9, contou com a participação do Governo do Tocantins por meio de secretarias e autarquias  por Lidi Moreira/Governo do Tocantins Presente na 6ª edição da AgroSudeste, Orienta Naturatins levou informações para mais próximo da população - Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins   O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) marcou presença na 6ª edição da AgroSudeste, em Almas, com o Orienta Naturatins que levou atendimentos de licenciamento ambiental, recursos florestais, outorgas d’água e Cadastro Ambiental Rural (CAR) ao público presente nos quatro dias de feira, considerada a maior da região. O presidente Renato Jayme acompanhou a abertura oficial do evento, que aconteceu na quinta-feira, 7, com a presença do governador Wanderlei Barbosa, de deputados estaduais e federais, de secretários de Estado e presidentes de autarquia, prefeitos e vereadores da região sudeste. “Levar nossos serviços para mais próximo dos municípios é o objetivo das ações implementadas no Orienta, que visa dar celeridade e reduzir a burocracia, levando informações que contribuem para desenvolver nosso Estado de forma sustentável”, destacou Renato Jayme. Com expectativa de público superada, a 6ª edição da AgroSudeste, em quatro dias de feira, recebeu cerca de seis mil visitantes. Além do Naturatins, o stand institucional do Governo do Tocantins contou com outras pastas: Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Para o gerente do CAR, Clerisvan Souza, a presença do Naturatins na AgroSudeste fortaleceu o trabalho do órgão ambiental. "É uma equipe composta por vários servidores de diversas áreas que tiram dúvidas do produtor no local dele. Aquele produtor que não consegue ir ao Naturatins, nós viemos a ele e esclarecemos todas as dúvidas em relação aos seus processos e outras demandas que são de nossa competência", enfatizou. No último ano, o Orienta percorreu 19 municípios em diferentes regiões levando atendimentos do Bico do Papagaio ao Sudeste, do Cantão ao Jalapão e das regiões do Sudoeste ao Centro. Ao todo, cerca de 500 atendimentos foram realizados com a finalidade de regularizar, orientar e dar celeridade aos processos dos usuários de serviços do órgão em todo o Tocantins. Técnicos do órgão esclareceram dúvidas sobre processos e orientaram produtores - Fernando Alves/Governo do Tocantins   Estudantes de escolas públicas estaduais apresentaram projetos e trocaram conhecimentos na feira - Fernando Alves/Governo do Tocantins   Fonte: https://www.to.gov.br/naturatins/noticias/orienta-naturatins-leva-atendimentos-para-mais-proximo-do-produtor/1qor79lgsa7y

Estado abre 200 vagas de residência para profissionais atuarem na área ambiental

São vagas em diversas áreas do conhecimento para atuar na Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e suas vinculadas. Profissionais recém-formados podem participar do processo seletivo para atuar na Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e suas vinculadas. A seleção será realizada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para a 4ª edição do Programa de Residência Técnica (Restec Engenharia e Gestão Ambiental). O período de inscrições encerra no dia 18 de abril e os candidatos passam por uma prova no dia 1º de maio. O programa oferta 200 vagas nas áreas de engenharia ambiental ou gestor ambiental (30), analista de sistema (2), administração (8), engenharia florestal (25), engenharia agrônoma ou agrícola (23), engenharia química (22), engenheiro cartógrafo ou agrimensor (4), ciências contábeis (4), engenharia civil (18), geógrafo (12), médico veterinário (4), biólogo (25), geólogo ou engenharia de minas (17) e advocacia (6). “São profissionais que acabaram de sair da academia e possuem alto conhecimento nas suas áreas, contribuindo de forma efetiva para o trabalho desenvolvido nas nossas diretorias. É, também, uma grande oportunidade para que eles coloquem em prática o que aprenderam no curso superior e ingressem no mercado de trabalho imediatamente”, afirmou o secretário da pasta, Everton Souza. As vagas são para preencher demandas dos 21 Escritórios Regionais do Instituto Água e Terra (IAT), órgão que tem a missão de proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental paranaense, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade. Os profissionais selecionados recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 2.375,00 por um período de até 24 meses, enquanto realizam em paralelo um curso de especialização na modalidade de Ensino a Distância.  RESTEC – O programa de Residência Técnica é desenvolvido pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em parceria com as universidades estaduais do Paraná. Entre os objetivos está o de estimular o aprimoramento profissional de profissionais recém-formados em cursos de graduação. Os profissionais fazem um curso de Pós-Graduação (lato sensu) e atividades teórico-práticas em um órgão da administração direta ou autárquica do Estado. Também são objetivos qualificar os servidores e trabalhadores públicos estaduais de diferentes áreas para um conhecimento especializado e atender demandas em diferentes áreas do setor público. Por meio do Restec Engenharia e Gestão Ambiental, mais de 300 residentes técnicos incorporam o corpo de profissionais de três órgãos estaduais que aderiram ao programa. Fotos: IAT   FOnte: https://www.iat.pr.gov.br/Noticia/Estado-abre-200-vagas-de-residencia-para-profissionais-atuarem-na-area-ambiental

Escolas podem agendar visitas ao laboratório do IMA de maneira online

  Com a ação os alunos descobrem como são feitas as análises de água e realizam experimentos junto aos técnicos do Instituto Mariana Catanduba Uma forma atrativa de compreender teorias da sala de aula é ver na prática como elas funcionam. Para isso, instituições de ensino podem agendar visitas ao laboratório do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL). Diversos alunos já puderam interagir e conhecer as ações laboratoriais do órgão ambiental. Na primeira visita deste ano uma turma do ensino médio, da Rede pública estadual, pôde entender a estrutura e a rotina de um laboratório. Amostras de água da escola, foram analisadas pelos profissionais do IMA sob os olhares curiosos e participação dos alunos. A Escola Estadual Izidro Teixeira estará no laboratório do IMA na sexta-feira (29), já o Colégio Cristo Rei, localizado no bairro do farol, fará a visita na primeira semana de maio. As instituições de ensino podem solicitar agendamento de visitas diretamente com a Gerência de Laboratório de Estudos Ambientais (Gelab) através do e-mail: imagelab2019@gmail. Antes das visitas, os alunos receberam orientações sobre como coletar e trazer amostras de água de suas escolas para o Instituto. Durante as ações eles poderão ver na prática o funcionamento das análises feitas na Gelab. Participação de aluno em análise de água. Foto: Ascom IMA   Além disso, os estudantes vão aprender sobre o controle da água, os efluentes jogados nos corpos hídricos, e ainda, entender como funcionam as análises feitas pelos laboratórios de físico-química e microbiologia. Segundo Rosana Vieira, responsável técnica do Laboratório de físico-química do IMA, as visitas são aliadas a consolidação do aprendizado dos alunos, sendo uma grande aliada na construção do conhecimento. “As visitas técnicas são como uma peça-chave, permitindo que os alunos assimilem de forma didática os conteúdos trabalhados pelos professores com a realidade ambiental, contribuindo, portanto, de forma positiva na solidificação do aprendizado”, expõe. Dessa forma, os estudantes enriquecem o conhecimento da sala de aula, pois, aliam teoria à prática. E consequentemente aumentam o rendimento escolar.   Fonte: http://www.ima.al.gov.br/escolas-podem-agendar-visitas-ao-laboratorio-do-ima-de-maneira-online/

Serhma lança Programa de Educação Ambiental para resíduos sólidos

Objetivo é fazer a coleta de lixo seco entre todos os colaboradores do órgão e encaminhá-los para cooperativa de reciclagem A Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma) fez a implantação do Programa de Educação Ambiental para Resíduos Sólidos (PEA-RS) voltado a todos os seus colaboradores. Tendo o foco na implementação da coleta seletiva na sede da superintendência, localizada na Avenida José Carlos da Silva, no bairro Inácio Barbosa, a ação está inserida no contexto da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) que é um programa de responsabilidade socioambiental do Governo Federal, criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A princípio a ser desenvolvido na unidade da Serhma por integrantes das Coordenadorias de Educação Ambiental e Relações Sociais (CEA) e de Resíduos Sólidos e Qualidade Ambiental (CRQ), o programa pretende futuramente se estender também para os colaboradores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a qual a superintendência é vinculada . Realizada por meio virtual com os funcionários do órgão, a apresentação do programa contou com a participação da coordenadora do CEA, Isabelle Aparecida Dellela Blengini e pelos técnicos Sandy Gabrielly Souza Cavalcanti, Pedro Henrique Carvalho de Azevedo e Vanessa Baraúna, representantes da CEA e CRQ, respectivamente, durante a implantação foi construído com os colaboradores o senso de união, pertencimento e esperança da coleta seletiva, sendo discutido pontos chaves para organizar a Coleta Seletiva na Administração Pública, instituída pelo Decreto Federal nº 1096 de janeiro de 2022 em seu art. 40 e 41. Segundo a coordenadora da CEA, Isabelle Blengini, a implementação do programa foi precedida por ações. “Como nesse processo inicial o objetivo é alcançar todos os servidores inseridos no âmbito da Serhma, explicamos as diretrizes, bem como orientações do programa, distribuímos as caixas coletoras, para a separação da coleta seletiva de resíduos sólidos, todas elas feitas de papel reutilizado, a fim de não produzir mais um resíduo, bem como instalamos os coletores na sede do órgão. Uma vez feita a coleta, ela será encaminhada a uma cooperativa de reciclagem que se encarregará da separação”, explicou. Isabelle Blengini disse ainda que a ação não se limita à coleta do lixo seco. “Também faremos a coleta de óleo de cozinha utilizado, bem como de roupas usadas em bom estado de conservação, podendo essas peças de vestuário serem destinadas a algumas instituições de caridade, ou caso a cooperativa de reciclagem tenha interesse, distribuir entre os seus colaboradores”, ressaltou.   Fonte: https://sedurbs.se.gov.br/serhma-lanca-programa-de-educacao-ambiental-para-residuos-solidos/

Técnicos do IMA participam de seminário sobre áreas protegidas

  Evento online conta com a participação de órgãos ambientais e municípios ligados ao projeto Mariana Catanduba O Projeto TerraMar, na próxima quarta-feira (06) das 14h às 18h, traz o Seminário Regional para Utilização das Áreas Prioritárias para a Biodiversidade como Subsídio para a Implementação de Ações e Políticas Públicas Relacionadas ao Meio Ambiente. O evento acontecerá de forma online e conta com a participação do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL). A conferência tem o intuito de expor e discutir sobre o uso das áreas prioritárias para a biodiversidade, a exemplo dos subsídios para a obtenção de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente. O evento é uma realização do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). Inscrições acontecem de maneira online. Foto: Ascom IMA   O público alvo do seminário online são os órgãos ambientais e representantes dos municípios que integram o território do projeto TerraMar. As inscrições devem ser realizadas até dia 06/04 no período da manhã, através do formulário https://forms.gle/mngi7apimesuRVUj6 . O link da reunião será disponibilizado via e-mail. TerraMar é um projeto de apoio à gestão ambiental territorial, que considera a conectividade e a necessidade de integração de espaços continental e marinho. Bem como contribui para a conservação da biodiversidade na região da Costa do Corais e Banco de Abrolhos.   Fonte: http://www.ima.al.gov.br/tecnicos-do-ima-participam-de-seminario-sobre-areas-protegidas/

Inema realiza oficina de capacitação para o processo eleitoral dos CBHs

Deu início na última terça-feira (5) e vai até esta quarta-feira (6), organizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em ação conjunta com os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), a oficina de capacitação para os mobilizadores sociais que trabalharão no processo de renovação eleitoral dos CBHs. O evento, que acontece no Edifício Empresarial Orlando Gomes, em Salvador, também está sendo transmitido de forma virtual para os municípios de Juazeiro, Santa Maria da Vitória, Jequié e Teixeira de Freitas. Os membros de um Comitê de Bacia são eleitos através de um processo democrático e empossados pelo governador do Estado, com mandato renovado a cada dois anos. Suas decisões são aprovadas e legitimadas pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos. A Lei Estadual 11.612/09 estabelece o Comitê de Bacia Hidrográfica como ente de Estado, e seus membros têm poder consultivo e deliberativo. Os Comitês de Bacias fazem parte da composição dos Sistemas Nacional e Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. A biológa Thamires Gomes, da Coordenação de Gestão Descentralizada e Interação Social (CGDIS) do Inema, é uma das coordenadoras do processo e avalia que esse momento de capacitação serve para dirimir dúvidas e alinhar o funcionamento de todo o processo de renovação. “São nessas capacitações que deixamos tudo claro, além de passar para os mobilizadores sociais a importância do processo e qual a sua contribuição na tomada de decisão de cada comitê. É de suma importância que todos compreendam a importância da mobilização para o sucesso destes Comitês Baianos” ressaltou a coordenadora. Estão em processo de renovação os CBHs do Rio das Contas, Rio Corrente e Riachos do Ramalho, Serra Dourada e Brejo Velho, Rio Frades, Buranhém e Santo Antônio, Recôncavo Norte e Inhambupe, Leste, Paraguaçu, Recôncavo Sul, Rio Salitre, Lago do Sobradinho, Grande, Rios Paramirim e Santo Onofre e Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu. Também participaram da organização do evento o coordenador técnico da CGDIS, Rob Roy, o técnico da Unidade Regional Portal do Sertão, Sílvio Santos, além dos técnicos Elizabete Fonseca e Walter Guerra. CBH – É uma instância colegiada formada por representantes dos poderes públicos (municipal, estadual e federal), da sociedade civil e dos usuários da água (dos setores de irrigação, abastecimento humano, energia elétrica, navegação, lazer, turismo e pesca), também conhecida como Parlamento das Águas, com a competência de promover a gestão participativa das águas.   Fonte: http://www.inema.ba.gov.br/2022/04/inema-realiza-oficina-de-capacitacao-para-o-processo-eleitoral-dos-cbhs/

Inea promove curso Ambiente e Sustentabilidade no Parque Estadual dos Três Picos

  O curso é organizado em parceria com o Instituto Federal Fluminense   Estão abertas as inscrições, até o dia 17/4, para o curso Ambiente e Sustentabilidade promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Parque Estadual dos Três Picos, em parceria com o Instituto Federal Fluminense. As 50 vagas são destinadas a técnicos e especialistas de órgãos ambientais, profissionais da educação da rede pública e privada, e estudantes interessados no tema.  O objetivo do curso é promover o debate técnico a respeito da sustentabilidade e promover o aprendizado sobre questões como mudanças climáticas, aquecimento global, além de criar um espaço de reflexão sobre as ações que devem ser tomadas daqui para frente a respeito de preservação ambiental.  O curso tem carga horária de 50h, sendo 40h de ensino a distância e 10h realizadas na sede do parque, em Cachoeiras de Macacu, no Núcleo Jequitibá e no Núcleo Paraíso, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O conteúdo contempla conceitos sobre a sustentabilidade e sua importância nos dias atuais; Agenda 2030; e o conceito de ESG (governança ambiental, social e corporativa, em português). "Desde o ano passado nós estamos em contato com o IFF para trazermos esse curso para os moradores, profissionais e amantes do meio ambiente que atuam na região que compõe o parque. A ideia é qualificar as pessoas e aproximá-las do parque, trazendo a sensação de pertencimento”, ressalta Alexandre Donato, gestor do Parque Estadual dos Três Picos.  O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line disponível aqui. O edital está disponível abaixo.    FOnte: http://www.rj.gov.br/secretaria/NoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=21057&pl=inea-promove-curso-ambiente-e-sustentabilidade-no-parque-estadual-dos-tr%C3%AAs-picos

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que representa os órgãos estaduais de meio ambiente.

Contato

Setor Comercial Sul (SCS), Quadra 2, Bloco B, Salas 701 e 702, Edifício Palácio do Comércio, Brasília-DF, CEP: 70318-900

 Tel.: (61) 3045-4334 / (61) 3045-4335/ (61) 99551-9141- Magna Helena (Secretária Executiva) / (61) 99288-8990 - Eduardo Alves

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